O ministro das Comunicações, Fabio Faria, e o presidente da Anatel, Leonardo Euler, ressaltaram a importância da colaboração de municípios para o cumprimento das leis federais no que diz respeito à instalação de infraestrutura de telecomunicações. Eles estiveram presentes na live do movimento Antene-se, promovida na terça-feira, 4, justamente para chamar a atenção da necessidade de antenas para aumentar a conectividade.

“Hoje a Anatel lança uma carta aberta a prefeitos e vereadores para esclarecer que mecanismos devem ser menos burocráticos e céleres para a instalação de equipamentos de telecomunicações, e também de que maneira a cooperação entre estados e municípios pode acontecer”, afirmou Euler. O documento apresenta um mapa de exposições a campos eletromagnéticos de antenas de celulares, além de também incentivar a modernização das legislações e práticas municipais.

O ministro Faria endossou a fala de Euler e disse que pretende fazer o mesmo no MCom. “Vamos também fazer uma carta para sensibilizar prefeitos. As leis federais devem ser seguidas. O que pudermos fazer para que todos entendam a importância disso, faremos. Teremos 44 mil antenas até 2029, pois o 5G precisa de 10 vezes mais antenas do que o 4G”, disse Faria.