A Apple registrou no primeiro trimestre US$ 24,16 bilhões em receita líquida e uma receita total de aproximadamente US$ 95 bilhões, uma queda de 3% na comparação com o mesmo período um ano atrás, quando chegou a US$ 97,3 bi.

“Temos o prazer de relatar um recorde histórico em Serviços e um recorde trimestral de março para o iPhone, apesar do ambiente macroeconômico desafiador, e de ter nossa base instalada de dispositivos ativos atingindo um recorde histórico”, disse Tim Cook, CEO da Apple em conferência com investidores nesta quinta-feira, 4.

As vendas de produtos geraram US$ 74 bilhões e a de serviços, US$ 21 bi.

O iPhone é o destaque do resultado financeiro da Apple apresentado nesta quinta-feira, somando US$ 51,33 bi em vendas, um aumento de 1,44% ano contra ano.

Os serviços também registraram incremento de cerca de 5,5%, indo de US$ 19,82 bi no 2T22, para US$ 20,91 bi no 2T23.

As vendas de vestíveis, casa e acessórios se mantiveram ligeiramente abaixo do 2T22, quando chegou a marca de US$ 8,8 bi e, neste trimestre, a vertical ficou em US$ 8,6 bi.

“Esperamos que nosso desempenho de receita ano a ano no trimestre de junho seja semelhante ao trimestre de março, assumindo que as perspectivas macroeconômicas não piorem em relação ao que estamos projetando hoje para o trimestre atual”, disse Maestri em teleconferência com analistas. Ele acrescentou que a empresa está enfrentando desafios macroeconômicos em publicidade digital e jogos para celular, que fazem parte do negócio de serviços da Apple.

Demissões

À CNBC, Cook disse que a Apple não planeja fazer demissões e que este seria o último recurso, mas também não descarta a possibilidade.

Em compensação, a empresa está fazendo contratações pontuais e está cortando custos.

Brasil

Durante a conferência, Cook citou o Brasil como um dos mercados emergentes com bom desempenho nas vendas. Em paralelo, segundo a empresa de estatística Startcounter, a Apple tornou-se a segunda maior vendedora de smartphones no País, desbancando a Motorola. Samsung continua na liderança.

Em market share, Samsung tem 40,71% da fatia de mercado, enquanto a Apple tem 20,77%. A Motorola não está muito atrás, com 19,99%, uma diferença de 0,78 p.p.