O Instapaper, famoso aplicativo de leitura de textos e artigos da internet, ganhou nesta segunda-feira, 4, uma versão oficial para Android. O dispositivo, que permite o armazenamento para leitura posterior de textos de websites, está disponível na Google Play, por US$ 2,99. Até então, o aplicativo só tinha versão compatível com iOS.

Ao instalar o Instapaper, o usuário passa a contar com um botão em seu browser que permite que a página que está visualizando seja enviada para o aplicativo. A interface do artigo selecionado é automaticamente otimizada para leitura, sendo removidos anúncios publicitários, botões de compartilhamento e quaisquer outros conteúdos que não pertençam ao texto.

Outra opção interessante é a possibilidade de leitura offline dos artigos selecionados. Ao selecionar o texto com Instapaper, o usuário pode lê-lo em qualquer dispositivo no qual tenho o Instapaper instalado, mesmo quando estiver sem conexão. Agora resta saber se os usuários optarão por pagar US$ 2,99 pelo download do programa, na existência de uma série de apps gratuitos com funções semelhantes que proliferaram no vácuo da ausência do Intapaper para Android, como o Readability e o InstaFetch.