Associação que representa as principais operadoras móveis do mundo, a GSMA anunciou nesta terça-feira, 4, o nome de Javier Piñeiro para o posto de diretor na América Latina. O anúncio oficial foi feito durante a abertura de conferência da associação na Cidade do México. Diretor comercial do Google na Argentina entre 2012 e 2018, Piñeiro já se juntou ao escritório regional da GSMA em Buenos Aires. O executivo vai liderar uma equipe permanente com presença no Brasil, Chile, México e Argentina. Ele substitui Sebástian Cabello, que deixou a associação.

Com mais de 25 anos em funções de estratégia de negócios, Piñeiro já trabalhou para empresas como IBM, Startel, MetroRED e Grupo Clarín. Também é bacharel em Ciência da Computação pela Universidad del Salvador, na Argentina. Como diretor comercial do Google no país, o executivo liderou o desenvolvimento das indústrias de telecomunicações, viagens e governo na empresa.

Segundo o diretor de estratégia da GSMA, Laxmi Akkaraju, a quem Piñeiro se reportará, o novo diretor para a América Latina “traz uma visão nova e interessante sobre o ecossistema digital para a GSMA e tem uma profunda compreensão dos principais tópicos que afetam a região”. “Estou muito feliz por ingressar na GSMA, particularmente neste momento em que a América Latina está à beira de uma revolução digital, que certamente terá a tecnologia móvel em seu núcleo”, completou Piñeiro.