O número de pessoas que vêm substituindo os tradicionais PCs por dispositivos móveis para a realização de atividades diárias está crescendo, segundo apontou pesquisa divulgada pela consultoria Gartner. Entre as atividades que vêm migrando para smartphones e tablets estão checagem de emails, leitura de notícias e uso de jogos virtuais.

As entrevistas foram realizadas no fim de 2011, nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Segundo os dados coletados, 81% dos entrevistados disseram usar dispositivos móveis como ferramentas preferenciais para checar emails; 69% para ler notícias; 63% para conferir as condições climáticas; e 60% para jogos.

O smartphone é o device mais usado ao longo do dia: em média, as pessoas o utilizam oito vezes por dia para diversas tarefas, enquanto os tablets são usados em média duas vezes por dia, e o PC três vezes ao dia. Por outro lado, quando estão em casa, as pessoas preferem usar seus tablets. Nesse sentido, 87% dos entrevistados disseram que o tablet é seu dispositivo preferido para o uso na sala de estar; 65% no quarto; e 47% na cozinha. A pesquisa mostrou ainda que a principal razão para a preferência pelos tablets está no formato, com menor peso que o de um PC, mas proporções maiores que as de um smartphone.