Até 2022, 65% das conexões móveis da América Latina serão 4G (LTE), segundo estimativa da consultoria GlobalData. A empresa de análise de mercado ressalta que o crescimento nos próximos quatro anos se deverá à expansão das coberturas dessa rede na região, que deve duplicar em relação ao tamanho atual.

As informações foram compartilhadas durante um recente webinar da 5G Americas, um evento online que contou com a participação de Leandro Agión, analista sênior da GlobalData na América Latina. Agión acredita que as assinaturas 4G devem superar o 3G a partir de 2019, mas não especificou quanto.

Por outro lado, o especialista disse que a quantidade total de assinaturas móveis (do 2G ao 5G) chegará a 804 milhões em 2022 na região, crescimento líquido de 135 milhões de conexões.

Em acessos máquina-a-máquina (M2M), o executivo também acredita que a base deve dobrar no período quadrienal, alcançando 70 milhões em 2022. E, sobre o 5G, a previsão de Agión é de que os primeiros modelos comerciais cheguem apenas em 2021, uma vez que a maioria das operadoras ainda busca lucrar com o investimento feito em 4G.