O smartphone se tornou nos últimos anos um aliado da educação, seja como ferramenta de pesquisa para estudantes e professores, seja ele próprio como interface para aulas remotas. Pela primeira vez, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps incluiu a seguinte pergunta: “Você já fez algum curso (de modalidade remota) em que o conteúdo das aulas e os testes eram todos via app?” 47% dos entrevistados responderam “sim”.

Como esperado, estudar via mobile é uma prática mais comum entre os jovens de 16 a 29 anos (54%), do que entre as pessoas de 30 a 49 anos (48%) ou com 50 anos ou mais (38%).

Há também uma diferença dependendo do tipo de plano de telefonia móvel: 52% dos usuários de planos pós e controle já fizeram cursos via app, contra 43% daqueles com planos pré-pagos. Isso indica que provavelmente há uma oferta maior de serviços educacionais dentro de pacotes pós-pagos. Vale destacar que não foi observada uma diferença significativa na comparação por gênero ou classe social.

A plataforma de cursos livres Hotmart Sparkle (19%) e o app de ensino de idiomas Duolingo (9%) são os mais populares de educação no Brasil. Interessante notar como o YouTube e apps de videochamadas, como Zoom e Google Meet, são também usados para educação.

A nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps entrevistou entre os dias 13 e 23 de abril 2.041 brasileiros que usam smartphone. A pesquisa tem validade estatística com abrangência nacional, respeitando em sua amostra as proporções por gênero, faixa etária, renda familiar mensal e distribuição geográfica do universo de brasileiros que acessam a Internet. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. A pesquisa tem versões em português e em inglês e pode ser baixada de graça aqui.