Um novo passo na realidade aumentada aplicada a games móveis é o que se pode esperar da solução "smart terrain", ou "terreno inteligente", apresentada pela Qualcomm nesta quarta-feira, 4, durante a conferência Uplinq, em San Diego, nos EUA. Basicamente, ela permite transformar objetos reais captados pela câmera de um smartphone em parte do cenário de um jogo, em tempo real. Como demonstração foi usado um jogo de aventura em 3D chamado "Reign of Amira" e uma mesa com alguns livros, um jarro e alguns guardanapos. Com a tecnologia de terreno inteligente, esses objetos são transformados em parte do cenário do jogo, como montes ou muros. Os personagens dentro do jogo podem escalá-los ou rodá-los, tanto aquele controlado pelo jogador quanto aqueles controlados pelo computador. É a mistura de um ambiente real com o ambiente do jogo, tal como as crianças fazem em suas brincadeiras de faz-de-conta, só que agora com tecnologia digital. "Você contrstroi seu próprio fundo de fantasia com objetos reais à sua volta", explica Jay Wright, diretor de realidade aumentada na Qualcomm. Para entender melhor, vale a pena ver o vídeo disponibilizado pela empresa.

A solução "smart terrain" será incorporada à plataforma Vuforia de realidade aumentada da Qualcomm. Em breve será lançado um novo SDK incluindo a ferramenta.