A versão do Facebook para Android superou esta semana a marca de 1 bilhão de downloads na Google Play, loja oficial de apps móveis do referido sistema operacional. Trata-se do primeiro aplicativo não desenvolvido pela Google a atingir essa marca. Os outros apps com mais de 1 bilhão de downloads são Google Maps, Gmail e YouTube. Cabe lembrar que esses aplicativos do Google já vêm embarcados na maioria dos smartphones Android, enquanto o Facebook construiu essa base graças à instalação pró-ativa por parte dos consumidores.

Outros dois apps do Facebook e quatro do Google registraram até o momento entre 500 milhões e 1 bilhão de downloads: WhatsApp, Facebook Messenger, Google, Google+, Hangouts e o navegador Chrome.

Somente na faixa seguinte, entre 100 e 500 milhões de downloads, aparecem apps de outros desenvolvedores, dentre os quais alguns jogos de sucesso, como Angry Birds, Angry Birds Rio e Candy Crush Saga, e comunicadores instantâneos, como Skype, Line e Viber, assim como as redes sociais Twitter e Instagram.

Base ativa

Em junho passado, havia 1 bilhão de smartphones Android ativos no mundo. Isso não significa que todos eles tenham o Facebook instalado, pois os números da Google Play são de downloads acumulados. Ou seja, um usuário que tenha trocado mais de uma vez de aparelho Android e que tenha sempre usado o Facebook móvel gera para o app na Google Play uma contagem de downloads equivalente à quantidade de telefones que teve. Enquanto isso, na base ativa de Android ele é computado uma única vez.