Até a Black Friday, mais dois aplicativos de comércio móvel que atuam no Brasil vão oferecer navegação patrocinada. Eles vão se juntar ao seleto grupo formado por Bradesco, Netshoes e Privalia, pioneiros na adoção dessa oferta no País, revela Marcelo Castelo, fundador e CEO da MUV, empresa que viabilizou os projetos do Netshoes e da Privalia junto às operadoras celulares brasileiras. A MUV é parceira nesses dois novos projetos.

De acordo com Castelo, um desses apps dará navegação gratuita em duas operadoras e o outro, em três ou quatro (as negociações estão em fase final). Os nomes das empresas ainda não podem ser revelados. São contratos de longo prazo, informa o executivo. Vale lembrar que a Netshoes também lançou sua navegação patrocinada durante a Black Friday, no ano passado. Originalmente o contrato era de seis meses, mas acabou renovado.

A navegação patrocinada é uma maneira de estimular o usuário brasileiro a visitar com calma os catálogos de apps de m-commerce sem se preocupar com sua franquia de dados. Levantamentos feitos pelas teles comprovam que essa oferta não canibaliza a venda de pacotes de dados. Ao contrário: os clientes acabam comprando mais pacotes depois. Além disso, Castelo esclarece que a navegação patrocinada não fere o Marco Civil da Internet porque se trata de uma empresa arcando com o custo do tráfego de dados, modelo similar às linhas de atendimento 0800, em que uma marca se responsabiliza pelo custo da ligação feita pelo cliente. É diferente do zero-rating, em que a operadora escolhe o app para o qual dará navegação gratuita, o que tem provocado questionamentos por parte de grupos que defendem a neutralidade de rede.

Castelo participou do Forum Mobile+, nesta terça-feira, 4, em São Paulo.