Flapper

Foto: divulgação

Flapper (Android, iOS), aplicativo de aviação privada sob demanda, vai comprar ao menos 15 aeronaves elétricas da Electra, fabricante de veículos sSTOL (sigla em inglês para decolagem e aterragem curta), podendo chegar a 30. O acordo, sob Memorando de Entendimento (MOU), tem data prevista para começar em 2027 e a operação deve incluir pelo menos cinco capitais da América Latina, entre elas São Paulo.

O MOU diz que a Electra será a fornecedora de aeronaves para a Flapper para serviços aéreos regionais de mais de cinco assentos. Como provedor de serviços preferencial da Electra, no Brasil, a Flapper se compromete a comprar 15 aeronaves Electra eSTOL com opção para mais outros 15 aviões. As duas empresas buscarão, em conjunto, novas redes de rotas, inclusive para operadoras de heliporto e incorporadores e investidores imobiliários.

A transição para frotas elétricas deverá fazer a Flapper economizar os custos operacionais em 40%, além de abrir a possibilidade de seus serviços para novos destinos.

São Paulo será a cidade de estreia do serviço, com voos ligando o Helicentro Helipark ao Aeroporto Internacional Executivo São Paulo Catarina (sendo o destino final). Assim, o trajeto feito entre 45 e 60 minutos deverá ser realizado em 20 minutos de voo com o Electra eSTOL. Localizado entre Sorocaba e São Paulo, Catarina é o primeiro aeroporto executivo do Brasil autorizado para voos internacionais.

A Flapper é uma plataforma de reserva de voos de táxi aéreo da América Latina que oferece voos compartilhados e fretamentos, com cotações praticamente em tempo real. Atualmente, sua frota é composta por mais de 730 aeronaves. A Flapper tem mais de 280 mil usuários do seu aplicativo.