A MicroStrategy já oferece a integração de sua plataforma de inteligência de negócios (BI, na sigla em inglês) com assistentes virtuais, como Alexa, Google Assistant e Siri. Assim, executivos que usam sua solução poderão consultar dados sobre as operações de suas empresas a partir de comandos de voz com esses assistentes, que vão “acordar” a aplicação da MicroStrategy e consultar o banco de dados.

“Não vamos criar assistentes pessoais próprios. Não vamos gastar tempo reinventando a roda. Queremos ser conhecidos pela plataforma de BI e se integrar com as ferramentas atuais. Já temos as APIs necessárias para essas integrações com Alexa, Google Assistant e Siri, por exemplo”, explica Flávio Bolieiro, vice-presidente da MicroStrategy para a América Latina.

Na prática, a MicroStrategy usa as ferramentas de speech-to-text desses assistentes pessoais para a transcrição do áudio em texto, mas a interpretação da intenção do usuário e a busca pela resposta são realizadas com tecnologia da MicroStrategy.

Bolieiro aposta na utilização principalmente por parte de executivos em movimento, que queiram informações rápidas e pontuais sobre seus negócios em tempo real, obtidas por comandos de voz através de seus smartphones.

A solução da MicroStrategy também está aberta para a conexão com bots em diferentes canais, como o Facebook Messenger, recebendo comandos por texto, neste caso.