Os grandes portais da Internet brasileira têm trabalhado continuamente para aperfeiçoar sua presença móvel e o investimento têm gerado bons resultados. No UOL, a previsão é de que a receita com publicidade móvel aumente 500% este ano, disse Samantha Jones, diretora de novas mídias da empresa.

Nos últimos 12 meses, os acessos de dispositivos móveis ao UOL aumentaram três vezes e já representam 5% do total, de acordo com a executiva. De 2011 para 2012, houve um crescimento de 128% em usuários únicos e de 248% em page views a partir de dispositivos móveis, relatou.

O produto Shopping UOL, que ganhou uma nova versão para celulares em março deste ano, registrou desde então um crescimento de 693% em usuários únicos. E o webmail UOL, cuja versão móvel foi reformulada em janeiro deste ano visando acessos em terminais com iOS e Android, teve um crescimento de 40% em usuários únicos e de quase 250% em page views, saltando do sexto para o quarto lugar no ranking de canais móveis do UOL.

Samantha participou nesta terça-feira, 4, de evento sobre mobilidade organizado pelo IAB, em São Paulo.

Terra

Presente no mesmo seminário, o diretor de mobile do Terra para América Latina, Matias Atwell, destacou a importância de se adaptar um site para as diversas telas de dispositivos móveis. "2,2 mil modelos de terminais móveis diferentes acessam o Terra todo mês", disse. Hoje o iPhone concentra sozinho 34% dos page views móveis do Terra, mas é preciso atender adequadamente aos demais modelos, que representam 66% da audiência. No caso de tablets, o iPad responde por 91% do tráfego. Mesmo assim, a versão para tablets do Terra está preparada para servir não apenas ao produto da Apple mas a outros 110 modelos de tablets.