Twitter/Grin Brasil

A Grow e o Peixe Urbano não são controladas pelo Mountain Nazca. O fundo investidor entrou em contato com Mobile Time nesta semana para esclarecer que nunca teve participação ou fez aportes nas duas empresas, ao contrário do que havia sido informado pelas startups. De acordo com Moutain Nazca, as empresas foram compradas por Felipe Henrique Meyer, um investidor chileno que era responsável pela operação do fundo no país Andino. No entanto, as compras não têm relação com o fundo de investimentos, informou a unidade mexicana do Mountain Nazca.

Entenda

Mountain Nazca é um fundo de investimento com 51% de participação do fundo suíço Mountain. A empresa era dividida em duas operações, uma chilena e outra mexicana, porém ambas com atuações independentes. Nas aquisições citadas, Meyer agiu sem o apoio do Mountain ou de seus parceiros mexicanos. Atualmente, apenas a operação mexicana está vinculada ao Mountain. Em seu portfólio há startups latino-americanas como Jüsto, Urbvan, Minu e Kavak.

Grow

Em sigilo para esta publicação, uma pessoa próxima à negociação da venda da Grow disse que Meyer foi o único responsável e contato durante as tratativas. Na época, o investidor se apresentou como chairman do Peixe Urbano e sócio da Mountain Nazca. Porém, a fonte explicou que todas as conversas foram legais e tiveram consultoria de advogados dos dois lados.

Procurada, a Grow informou por nota que as negociações de compra da empresa – em março deste ano – foram efetuadas como um investimento pessoal da pessoa física de Felipe Henriquez Meyer, sem o envolvimento da Mountain Nazca, ao contrário do que foi noticiado na época. “Houve uma falha de entendimento ao longo das negociações, dado que Felipe Henriquez é um dos fundadores da Mountain Nazca, o que ocasionou uma divulgação equivocada por parte da empresa. A Grow pede desculpas pelo mal entendido e reafirma que o controle da empresa atualmente é de Felipe Henriquez Meyer, e não tem envolvimento da Mountain Nazca”, diz a Grow em seu comunicado.

A empresa ainda foi perguntada sobre a estrutura jurídica, uma vez que está registrada na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) com terceiros como administradores e a sociedade está ligada a holdings nas Ilhas Cayman e no estado de Delaware, nos Estados Unidos, mas disseram que não responderiam por serem informações de cunho confidencial. Importante explicar que a Grow Mobility não tem um CNPJ próprio, mas usa o registro de suas marcas Grin e Yellow.

A Investo, outro fundo mexicano que tinha participação na Grow, oriunda da fusão entre Yellow e Grin, também foi procurada, mas não respondeu a esta publicação.

Peixe Urbano

Note-se que o mesmo erro foi cometido na compra do Peixe Urbano e do Groupon em 2017, ao dizer que a Mountain Nazca adquiriu as duas empresas. Em nenhum momento depois disso o Peixe Urbano corrigiu a falha. Pelo contrário, o site ainda consta com a Mountain Nazca como seu principal sócio.

Informação do site do Peixe Urbano

O Peixe Urbano (que foi comprado por Baidu em 2014), e depois fundido com o Groupon (em 2017), também foi procurado por Mobile Time, mas não respondeu até o momento da publicação desta reportagem.

Felipe Henriquez Meyer também foi questionado, mas não respondeu.