[Atualizado às 10h58 do dia 06/06/2024 com banco Toyota no lugar de Toyota] O banco Toyota (Android, iOS) deve adicionar no aplicativo principal da montadora a jornada do consórcio em breve, porém, sem data definida. A informação foi compartilhada por Hélio Fischer, head de hiperautomação e low-code da NTT Data, que participou do desenvolvimento do app e esteve no Outsystems Brazil Summit nesta quarta-feira, 5.

Lançado em junho de 2023 na Argentina e em março deste ano no Brasil, o app foi feito com tecnologia low-code da Outsystems e une dois negócios da montadora para o cliente final:

  1. A parte da gestão do carro, como informações, concessionárias próximas e agendar a revisão do veículo;
  2. E a estrutura de mobile banking com simulação de financiamento, emissão de boleto, atualização dos registros cadastrais e até baixar seu histórico financeiro.

Fischer recordou que esta é a primeira vez que a NTT Data desenvolveu um app de mobile banking no Brasil, embora a companhia tenha feito fora. Reforçou ainda que o app foi feito com um time de quatro pessoas e que a primeira versão da função de simulação de financiamento foi feita em três meses.

Montadora

Para o gerente executivo de inovação e novos produtos do banco Toyota, Emerson Tanaka, o fato de ter “dois apps em um” ajuda a reter três tipos de clientes:

  1. Aqueles que são donos de carros da marca;
  2. Aqueles que são clientes do banco;
  3. e os consumidores que têm carro e financiamento com o banco.

Além disso, o executivo vê o app Toyota como vantagem para fazer a digitalização do cliente, reduzir o volume de chamadas para a central de atendimento e possibilita ofertar cross-sell, como clientes que desejam trocar o modelo de carro para um mais novo.

O aplicativo foi feito diretamente na operação brasileira, o que possibilitou à companhia utilizar a Lei do Bem. E, por usar o low-code da Outsystems, a tecnologia ajuda a manter as duas instâncias separadas (carros e bancos), além de ser flexível para atualizações, como mudanças regulatórias.

Vale lembrar, o banco Toyota é uma instituição cadastrada e que segue as regras do Banco Central no Brasil.

Imagem principal: Emerson Tanaka, gerente de executivo de inovação e novos produtos do banco Toyota (Crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)