Segundo estudo da consultoria BIA/Kelsey, 40% das pequenas e médias empresas dos Estados Unidos aceitam pagamentos nos pontos de venda com um leitor móvel de cartão de crédito ligado a um smartphone ou tablet, como o PayPal Here ou o Square. 16% dos negócios entrevistados planejam adicionar essa função no próximo ano. A pesquisa considerou as empresas do país com um a 99 funcionários.

O estudo também incluiu como essas empresas utilizam ferramentas de marketing e mídias sociais. 32% das entrevistadas afirmam usar algum tipo de publicidade móvel para promover seus negócios, e 72% usam as redes sociais para aumentar os clientes. Quando perguntadas sobre o nível de engajamento com seus consumidores nas mídias sociais, 66% responderam que são extremamente ou muito engajadas.

Brasil

No Brasil há diversas iniciativas de transformação do smartphone em máquina de POS, com foco especialmente em profissionais liberais e pequenas empresas que não querem arcar com o custo de uma máquina tradicional. O problema é que a maioria das soluções usa um leitor de tarja magnética dos cartões, tecnologia cada vez menos usada no Brasil, onde a maioria dos cartões possui chip. Nessas soluções, o consumidor precisa assinar com o dedo na tela do smartphoner do vendedor. A Visa, recentemente, lançou no Brasil o seu processo de certficação de soluções de m-payment, o Visa Ready, e afirmou que só vai aceitar aquelas que leiam cartões com chip e exijam a inclusão da senha.