O Google adicionou os smartphones robustos (rugged, em inglês) no Android Enterprise Recommended, seu programa de dispositivos sugeridos para empresas. No site, a companhia recomenda uma série de dispositivos e uma configuração mínima para este tipo de handset – mais conhecido por seu uso em ambientes de alto impacto, como usinas, armazéns e construções pesadas.

Entre os destaques das configurações, estão: Android Nougat (7.0) ou superior, 2 GB de RAM, 16 GB de espaço, processador com arquitetura de 32-bit e 1.1 GHZ de velocidade, leitor de QR code, atualizações de segurança enviadas a cada 90 dias por cinco anos após o lançamento do dispositivo, certificação IP64, e certificação MIL-STD-810G (ou IEC 62-2-32) – essas duas últimas com resistência à repetidas quedas de uma altura mínima de 1,2 metro no concreto.

“Os dispositivos robustos do Android Enterprise Recommended são projetados para resistir a condições extremas, com proteção contra quedas, poeira e muito mais. Além disso, esses dispositivos são criados para estar sempre atualizados, mesmo durante períodos longos de uso”, diz a descrição do site do programa.

A IDC estima que este segmento crescerá 23% nos próximos cinco anos. Entre as marcas que se destacam no programa estão Zebra, Panasonic, Motorola Solutions (divisão de radiocomunicadores), Honeywell e Point Mobile.