Uber

A Uber anunciou nesta quarta-feira, 6, um projeto piloto no Reino Unido para oferecer reservas de viagens de longa distância em seu aplicativo naquela região. Um projeto piloto vai adicionar trens intermunicipais, aviões e ônibus ao seu app ainda este ano. A ideia não é nova e já estava nos planos de Dara Khosrowshahi, em 2018, um ano depois de ter sido nomeado CEO da empresa. A pandemia acabou adiando o projeto do executivo.

A meta é expandir o aplicativo da Uber em um balcão único para viagens que pode eventualmente incluir hotéis. O objetivo é fornecer uma “experiência perfeita de porta a porta”, explica Jamie Heywood, gerente geral regional da Uber para o Reino Unido, norte e leste da Europa.

O Reino Unido, um dos maiores mercados da Uber fora da América do Norte, testará o serviço antes de um lançamento mais amplo. No verão do ano passado (no hemisfério norte), por exemplo, o Reino Unido foi um dos primeiros grandes mercados da empresa, onde o número de passageiros retornou aos níveis de pré-pandemia, chegando a 20 milhões nos últimos 12 meses.

A empresa espera que a adição de meios de transporte impulsione o negócio principal de viagens de carros particulares com sua rede de motoristas, além de gerar comissões quando os clientes reservarem passagens de trem, ônibus ou avião. Segundo reportagem do Financial Times, antes do coronavírus, cerca de 15% das viagens da Uber eram feitas para aeroportos, então, a empresa espera que a integração de reservas e emissão de passagens dê um impulso a essas viagens de maior margem.

A Uber planeja se unir aos serviços de reservas de viagens existentes, mas ainda não divulgou com quais grupos planeja fazer parceria, sugerindo que pode se tornar um aliado de agregadores como Trainline, Skyscanner ou o empregador anterior de Khosrowshahi, Expedia. De acordo com o CEO da Uber, a ideia não é vender passagens, mas fazer parcerias com agregadores ou serviços de API existentes quando entrarem em operação.

Os serviços de reservas de trens e ônibus serão lançados no Reino Unido no verão do hemisfério norte, ou seja, entre junho e agosto, e as ofertas de voos devem ser inseridas no final de 2022. Heywood disse que as reservas de hotéis podem acontecer no próximo ano.