Bicicletas e patinetes compartilhados já fazem parte da paisagem urbana de algumas das grandes cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo, dividindo espaço com carros e motos. Mas quantos brasileiros já experimentaram esses serviços, com aluguel através de app em seus smartphones? Pela primeira vez, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel mediu isso. Foi constatada que a penetração ainda é relativamente baixa, com maior concentração no Sudeste (onde a maioria dos serviços estão disponíveis) e entre os jovens das classes A e B.

Capa do relatório da pesquisa

7% dos brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone declaram já ter alugado uma bicicleta compartilhada via app. Nas classes A e B, a proporção chega a 10%, ante 6%, nas classes C, D e E. O índice mais alto é no Sudeste (8%) e o mais baixo, no Centro-Oeste (4%). Entre os jovens de 16 a 29 anos, 8% já alugaram bicicletas via app, enquanto a proporção é mais baixa no grupo de 30 a 49 anos (5%) e entre aqueles com 50 anos ou mais (6%). Como era de se esperar, o serviço de bicicletas do Itaú, por ser o pioneiro e aquele presente em mais cidades, é o líder do mercado: 47% das pessoas que já alugaram bicicletas via app declaram que o Bike Itaú é o serviço que usam com mais frequência nesse segmento. Em segundo lugar vem o Yellow, citado por 22%. O restante está pulverizado entre apps de aluguel de bicicletas em diferentes municípios do Brasil.

O uso de patinetes elétricos compartilhados, por sua vez, ainda está engatinhando. Apenas 2% dos brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone já experimentaram o serviço. Na análise demográfica, como os percentuais são muito baixos, estando todos dentro da margem de erro da pesquisa, não é possível tirar conclusões com segurança. Mas, aparentemente, há uma predominância entre jovens das classes A e B no Sudeste. Faz sentido, levando-se em conta os bairros das cidades onde os serviços foram lançados. Porém, estatisticamente, esse perfil só poderá ser confirmado depois que houver uma base maior de usuários entrevistados. Os apps mais citados foram Yellow e Grin.

A pesquisa também analisa os segmentos de corrida de automóvel, delivery de comida, serviços de beleza, reserva de hospedagem, venda de ingressos, e venda de mercadorias físicas. O relatório integral está disponível para download aqui.

Foram entrevistados ao longo de março deste ano 2.115 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone. A pesquisa tem validade estatística, com margem de erro de 2,1 pontos percentuais e grau de confiança de 95%.