Durante a conferência de desenvolvedores da Microsoft, a empresa norte-americana anunciou o lançamento de uma plataforma para a construção de robôs autônomos. Depois de adquirir a startup de IA Bonsai, especializada em aprendizagem de reforço para sistemas autônomos, a empresa apresentou uma versão preliminar de uma nova plataforma baseada no Azure parcialmente construída a partir dessa aquisição e que ajudará os desenvolvedores a treinar os modelos necessários para alimentar robôs autônomos.

De acordo com reportagem no site Tech Crunch, essa nova plataforma combina as ferramentas da Microsoft para ensino de máquina (machine teaching) e aprendizado de máquina (machine learning) com ferramentas de simulação como AirSim da Microsoft ou simuladores de terceiros. A ideia é treinar os modelos em um ambiente realista, porém seguro, mas também treinar uma série de serviços de Internet das Coisas da empresa e seu Sistema Operacional de Robô de código aberto.

Na preparação para o lançamento de hoje, a Microsoft trabalhou com clientes como a Toyota Material Handling para desenvolver uma empilhadeira inteligente e autônoma, por exemplo, bem como a Sarcos, que constrói um robô para inspeções visuais remotas inacessíveis ou muito perigosas para humanos. Normalmente, o robô da Sarcos é controlado remotamente por um operador. Depois de trabalhar com a Microsoft, a empresa construiu um sistema que permite ao robô atravessar obstáculos de forma autônoma, subir escadas e subir paredes metálicas. O que é importante aqui, porém, é que ainda há um operador humano no circuito, mas como o robô pode sentir seu entorno e se mover de forma autônoma, os operadores podem se concentrar no que estão vendo, em vez de lidar com a mecânica do robô.