Um aplicativo chamado Find and Call está disseminando um trojan, também conhecido como cavalo-de-Troia, para iPhone e iPod Touch. A descoberta feita pela Kaspersky, empresa russa de segurança na internet, marca o primeiro malware desta modalidade para os dispositivos da Apple.

O cavalo-de-Troia remete à história grega. Disfarçado de aplicativo ou um conteúdo confiável, o malware instala um código no aparelho que, infectado, pode desde transmitir dados pessoais ao hacker mal-intencionado até disparar spams, entre outras atividades. No caso do aplicativo Find and Call, os pesquisadores da Kaspersky, em parceria com especialistas da empresa russa MegaFon, descobriram que ele envia a um servidor remoto todos os dados armazenados na agenda de contatos do aparelho.

Segundo descrição publicada no blog da Kaspersky, a Apple foi procurada, mas não respondeu às tentativas para que comentasse o assunto. A fabricante americana teve problemas com sua loja de aplicativos nesta semana, pois alguns bugs e atualizações corrompidas de produtos danificaram o funcionamento de alguns dispositivos. Não há informações se o trojan está relacionado a essa questão, que a Apple assumiu e trabalha para resolver.

Os pesquisadores recomendam aos usuários excluir o app imediatamente dos aparelhos e também do iTunes, integrador dos dispositivos da Apple. O Find and Call também pode ser encontrado no Google Market, loja de aplicativos para o sistema operacional Android.