Uma nova aplicação para dispositivos móveis quer acabar com as URAs, aquelas centrais de autoatendimento telefônico que direcionam o cliente à medida que ele digita seus números. A DNK Infotelecom, uma empresa com pouco mais de oito anos de mercado criou a “solução de colaboração multicanal”, uma opção que integra o smartphone ao serviço de teleatendimento.

“Hoje a pessoa tem que sair do app e fazer a ligação para tirar uma dúvida, por exemplo. Nesse caso ele estaria no app a fazer as ligações. E eu ainda consigo jogar para o (operador de) atendimento com as informações que a pessoa navegou”, explica Ântimo Gentile Filho, CEO e fundador da DNK.

A solução não precisa de um novo app, pois utiliza a estrutura atual de atendimento e funcionaria com Android, iOS, Windows Phone e Blackberry. Segundo Gentile Filho, isso reduz os custos com telefonia – o cliente faz a ligação diretamente pelo app – e pode eliminar a URA, além de dar a possibilidade de o consumidor conversar com o atendente por meio de conversação alfanumérica – o modelo atual permite apenas o uso dos números.

“Se o cliente quiser, eu posso colocar no app dele. Caso o usuário esteja utilizando uma linha da Claro, posso colocar para ligação de retorno ser via Claro. Também posso colocar emojis para a empresa engajar com o cliente. E transferir uma ligação para a uma loja ou agência mais perto por digitação do CEP”, explica Gentili, ao demonstrar que a ferramenta pode ser customizada para o cliente.

Disponibilidade

A DNK está em conversas com seus clientes para inserir a aplicação em seus apps. A licença de uso do serviço varia de acordo com a quantidade de posições de atendimento. Ela pode ser vendida ou alugada.

Com pouco mais de 22 funcionários, a DNK têm clientes como Ticket, BV Financeira e Net.