A produção do setor eletroeletrônico até mostrou crescimento de 1,7% (sem ajuste sazonal) em julho no comparativo com mês anterior, mas observou uma queda de 7,6% no comparativo com julho de 2015, de acordo com dados da Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) divulgados nesta terça, 6. Segundo a entidade, o recuo foi consequência de uma queda de 13,6% da indústria eletrônica, especialmente na produção de equipamentos de informática e periféricos (retração de 29,7%), além de redução de 3,1% da indústria elétrica. Pelo lado positivo, a produção de equipamentos de comunicação aumentou 28,2% no comparativo anual.

Considerando o acumulado de janeiro a julho, a produção do setor diminuiu 17,5% em relação ao ano anterior – mais do que a indústria geral, que caiu 8,7% no mesmo período. Considerando somente a indústria eletrônica, a redução foi de 25,7%, com destaque negativo para a fabricação de equipamentos de informática e periféricos, com queda de 32,4%. Os equipamentos de comunicação mostraram queda de 19,1%.

Considerando o acumulado de 12 meses, a queda da produção da indústria eletroeletrônica foi de 21,1%. Nesse período, os equipamentos de informática registraram encolhimento de 40,6%, enquanto os de comunicação diminuíram 29,1%.