A Qualcomm está aproveitando a experiência e a tecnologia que desenvolveu ao longo das últimas duas décadas na indústria móvel para conquistar espaço no mercado de computadores. Um ano atrás, a companhia lançou um chipset que começou a ser utilizado em aparelhos híbridos, que funcionam como tablets e laptops, o Snapdragon 835, adotado em produtos da Asus, da HP e da Lenovo. Este ano, criou seu segundo chipset para essa categoria de aparelhos, o 850, usado em produtos da Lenovo e da Samsung. Nesta quinta-feira, 6, no evento Snapdragon Tech Summit, no Havaí, a Qualcomm anunciou o primeiro chipset de 7 nm para computadores, o Snapdragon 8cx.

Sanjay Mehta, vice-presidente sênior da Qualcomm, apresentando o Snapdragon 8cx, em evento no Havaí

“Nós servimos um mercado de quase 2 bilhões de aparelhos por ano (a indústria móvel). Agora queremos levar novas experiências para outros mercados”, disse Sanjay Mehta, vice-presidente sênior da Qualcomm para produtos de computação. Ele lembrou que o mercado de PCs movimenta cerca de 260 milhões de unidades vendidas por ano.

A proposta do 8cx é tornar os laptops “sempre ligados e sempre conectados” (ou “always on, always connected”, no original em inglês). Segundo a Qualcomm, a plataforma foi desenvolvida para otimizar o consumo de energia, tornando possível que a bateria dos laptops dure por vários dias. Outro detalhe importante: com o 8cx não é necessária a presença de um ventilador interno nos aparelhos para resfriar a máquina.

Para manter o laptop “sempre conectado”, o 8cx tem o modem X24, que permite a conexão a redes celulares de quarta geração (4G). Para Mehta, há uma oportunidade grande de se aumentar as vendas de laptops em países emergentes justamente por causa dessa característica de conectividade à rede móvel. Ele entende que nesses mercados, onde muita gente conheceu a Internet através de smartphones em vez de computadores, a penetração de laptops é baixa porque a base de banda larga fixa é baixa. Ou seja, se forem oferecidos laptops com conectividade móvel a preços baixos, as vendas desses produtos vão subir.

O próximo passo será o surgimento de laptops com 5G. Mehta espera que os primeiros produtos apareçam em 2019, mas não deu detalhes sobre o chipset que a Qualcomm está desenvolvendo para isso.

Especificações

O 8cx tem como GPU o Adreno 680, que é duas vezes mais rápido que aquele existente no Snapdragon 850 e 60% mais eficiente no consumo de energia. O CPU é o octacore Kryo 495, o mais rápido que a Qualcomm já desenvolveu, afirmou o executivo.

Outras características importantes são a compatibilidade com os assistentes de voz Cortana e Alexa, da Microsoft e da Amazon, respectivamente, e possibilidade de recarga sem fio com QuickCharge 4.