A Oi entrou com pedido para prorrogar o prazo para a finalização da recuperação judicial. A companhia protocolou perante o Juízo da 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro uma petição na qual pede que a supervisão judicial das empresas não seja encerrada no dia 4 de fevereiro de 2020, data na qual o plano da RJ completa dois anos de homologação. A justificativa é que a complexidade do processo ainda exige providências, e que a prorrogação permitirá a “estabilidade e transparência” do plano de RJ e manter as empresas “focadas nas ações e melhoria voltadas aos seus clientes”.

Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta sexta-feira, 6, a companhia declarou que a medida de não encerramento da supervisão judicial “não traz mudanças para a situação atual das Empresas Oi e não tem impacto quanto ao cumprimento do Plano de RJ em vigor, nem em relação a créditos correntes e sobre eventuais novos recursos que vierem a ser acessados pelas Empresas Oi”. A operadora destaca ainda que a continuidade da supervisão “é uma medida natural que tem sido aplicada na maior parte dos processos de recuperação judicial”.

No comunicado, a companhia diz que o Plano da RJ tem “bom andamento”, com “grande parte das etapas estabelecidas” já concluída. Ainda assim, justifica que o requerimento é necessário por conta de “circunstâncias relacionadas à complexidade inerente à magnitude de seu processo de RJ e às reformas em curso no ambiente jurídico-regulatório, e que exigem providências ainda a serem implementadas no âmbito da recuperação judicial”.

A Oi reitera no fato relevante o compromisso na execução do plano estratégico com foco na infraestrutura de fibra e em negócios “de maior valor agregado e com tendência de crescimento e visão de futuro”. A operadora diz que o movimento já começa a dar resultados positivos nos indicadores financeiros e operacionais, e diz que isso “será acelerado a partir de 2020, alcançando consolidação em 2021”.