As notificações são um importante canal de comunicação entre aplicativos e seus usuários. São usadas por bancos para avisar sobre pagamentos realizados e transferências recebidas. Redes sociais informam sobre interações com a conta do usuário, como curtidas e comentários. E apps de varejistas enviam notificações sobre o status de um pedido ou sobre promoções. Pela primeira vez, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box verificou a adesão do brasileiro às notificações, analisando três diferentes categorias de apps: bancos e contas de pagamento; redes sociais; e varejistas.

Os aplicativos de bancos e de contas de pagamento são aqueles para os quais os brasileiros mais autorizam o envio de notificações. 57% dos entrevistados declaram que as notificações estão ativadas para todos os apps dessa categoria que possuem em seus smartphones; 30%, somente para alguns apps desse tipo; e apenas 9% afirmam não ter notificações ligadas para nenhum app de banco ou conta de pagamento. Nota-se uma adesão maior entre os jovens de 16 a 29 anos: 52% têm notificações ativadas em todos os seus apps de bancos e contas de pagamento. Entre as pessoas com 50 anos ou mais, a proporção cai para 41%. Também há diferença por renda familiar mensal. Entre as pessoas das classes C, D e E, 48% liberam notificações de todos os apps desse tipo, contra 32% daquelas das classes A e B. Não há diferença significativa na comparação entre homens e mulheres.

Nas redes sociais, a adesão às notificações é menor: 45% autorizam todos os apps; 42%, somente alguns; e 12%, nenhum. Novamente, jovens de 16 a 29 anos (52%) e usuários das classes C, D e E (48%) são mais propensos a aceitá-las. 

Os varejistas são aqueles com maior dificuldade de convencer o usuário a aceitar notificações, talvez por conta do envio excessivo de mensagens de promoções. Apenas 33% dos entrevistados autorizam notificações para todos os apps dessa categoria; 38%, para alguns apps; e 22% preferem mantê-las desligadas em todos os apps desse tipo. Jovens e consumidores das classes C, D e E são os mais dispostos a receber notificações de varejistas, talvez por serem mais sensíveis a preço e, por isso, querem receber promoções. A diferença é de 10 pontos percentuais na análise por renda familiar mensal: 35% dos usuários das classes C, D e E aceitam todas as notificações de varejistas contra 25% daqueles das classes A e B.

Vale lembrar que os sistemas operacionais Android e iOS permitem que o usuário escolha de quais apps deseja receber notificações. Se o desenvolvedor do app exagerar na quantidade ou errar na relevância das notificações, corre o risco de o usuário bloqueá-las.

A pesquisa foi feita entre 10 e 20 de novembro de 2021 com 2.036 brasileiros com 16 anos ou mais que acessam a Internet e possuem smartphone – antes, portanto, do recrudescimento dos casos de Covid-19 verificados na virada do ano. O relatório integral pode ser baixado aqui. A pesquisa tem margem de erro de 2,1 pontos percentuais e 95% de grau de confiança.