Ilustração: La Mandarina Dibujos/Mobile Time

O PicPay (Android, iOS) anunciou, nesta terça-feira, 7, a aquisição da fintech BX Blue, um marketplace de crédito consignado para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS. Nele, é possível contratar empréstimos de forma totalmente digital, com integração de instituições como Banco do Brasil, BRB, Daycoval, Banrisul e Bradesco.

Com a compra, o PicPay absorverá totalmente a operação da BX Blue, que conta com 1 milhão de clientes registrados. Desde sua fundação, há seis anos, a fintech processou mais de R$ 2,4 bilhões em contratos.

Inicialmente, nada mudará para os clientes de ambas as companhias, que funcionarão de forma independentes. Em breve, o marketplace da BX Blue será agregado ao PicPay. Todos os usuários elegíveis poderão contratar o consignado diretamente pelo app.

A BX Blue foi acelerada do Vale do Silício Y Combinator. A companhia também esteve, em 2019, no ranking 100 Startups to Watch, além de ter sido uma das ganhadoras do Prêmio Idei@ABBC, organizado pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC).

A aquisição faz parte da estratégia do PicPay para entrar no segmento de crédito consignado, um mercado que vale mais de R$ 500 bilhões, segundo a companhia, mas também diversificar o portfólio de crédito com mais produtos de baixo risco.

Atualmente, o PicPay, que possui 30 milhões de clientes ativos mensais, oferece crédito pessoal, cartões, antecipação do FGTS, empréstimos entre pessoas e entre empresas (P2P Lending), conta com rendimento, seguros, entre outros produtos.