Samsung

A Samsung sofreu um ataque hacker que violou dados internos da companhia e o código-fonte para a operação da linha de smartphones Galaxy, informou a empresa nesta segunda-feira, 7. LAPSUS$, o mesmo grupo que atacou a Nvidia, assumiu a responsabilidade.

Segundo noticiários internacionais como os sites The Verge, Sammobile, e wccftech, o grupo afirma ter obtido 190 GB de dados e os teria colocado em seu canal no Telegram. Entre os itens listados estavam algoritmos para autenticação biométrica de smartphones Samsung e código-fonte do bootloader para contornar alguns controles do sistema operacional.

Em comunicado enviado a este noticiário, a Samsung confirmou o ocorrido e informou que, segundo uma análise inicial, as informações captadas não incluem dados pessoais dos consumidores ou funcionários. A empresa reforçou o sistema de segurança e não foram observados impactos ou perdas nos seus negócios.

Segue o comunicado na íntegra:

“Recentemente, fomos informados de que havia uma violação de segurança relacionada a determinados dados internos da empresa. Imediatamente após a descoberta do incidente, reforçamos nosso sistema de segurança. De acordo com nossa análise inicial, a violação envolve alguns códigos-fonte relacionados ao funcionamento dos dispositivos Galaxy, mas não inclui as informações pessoais de nossos consumidores ou funcionários. No momento, não prevemos nenhum impacto para nossos negócios ou clientes. Implementamos medidas para evitar mais incidentes desse tipo e continuaremos a atender nossos clientes sem interrupções”.

Além de Samsung e Nvidia os hackers do LAPSUS$ também teriam invadido a plataforma do Ministério da Saúde no Brasil, assim como o grupo editorial Imprensa, mais particularmente o site do semanal Expresso, os sites dos canais de TV SIC e outros portais controlados pela empresa portuguesa, em janeiro deste ano.