Estacionar em vias públicas pode ser uma dor de cabeça. Cada cidade tem seu próprio mecanismo de cobrança, que nem sempre é amistoso. Em muitos casos é necessário comprar e preencher um talão à caneta. Para resolver esse problema, a Valid tem uma solução chamada “Estacionamento Digital”: os motoristas baixam um app homônimo, informam a localização, digitam a placa do carro e pagam pelo smartphone, com cartão de crédito ou Pix. Quem preferir, tem também a opção de pagar em parquímetros instalados por perto (veja foto). O app envia notificação quando está perto de expirar o tempo limite para permanecer na vaga, o que varia a cada cidade. A fiscalização é feita por agentes que circulam pelas ruas e digitam a placa do carro em um smartphone para verificar no sistema se o estacionamento foi pago.

Parquímetro de estacionamento digital da Valid

A primeira cidade a adotar a solução foi Intanhaém, nove anos atrás. Hoje o sistema está implementado em 26 cidades, dentre as quais Guarulhos, São Paulo, Curitiba, Fortaleza e Salvador. Ao todo, são gerenciadas 110 mil vagas. Desde 2014 foram feitos mais de 20 milhões de pagamentos através de apps da solução. 

A Valid quer expandir a adoção do produto e está acompanhando de perto novas licitações de prefeituras este ano. “Olhamos agora principalmente para cidades acima de 200 mil habitantes. Nosso KPI mais importante não é o número de cidades, mas a quantidade de vagas”, explica Rafael Sbampato, head do ValidLabs, em conversa com Mobile Time.

Modelo de negócios

Segundo o executivo, a maioria das prefeituras hoje em dia perde dinheiro quando tenta gerir por conta própria as vagas públicas. “Nós tornamos em receita o que seria uma despesa. Em geral, a gestão de estacionamento público é um serviço que a prefeitura oferece ao cidadão e que gera mais custo que receita”, comenta.

Em seu modelo de negócios, a Valid oferece uma taxa fixa por mês e mais um percentual sobre o pagamento de cada vaga, além de todo o trabalho de gestão do serviço.

Para cada cidade é customizado um app do Estacionamento Digital acompanhado do nome do município. Todos os aplicativos partem de um template comum, sendo feita uma configuração com os parâmetros e as regras de cada cidade para o estacionamento público. Os apps ficam disponíveis para download nas lojas oficiais para Android e iOS.

O sistema informa a taxa de ocupação das vagas em tempo real. Uma possível evolução futura em análise pela Valid consistiria no monitoramento das vagas que estão disponíveis em tempo real, informação que poderia ser fornecida ao motorista pelo app.