TIM Biosite

Antena Biosite da TIM em Ouro Preto. Foto: Divulgação

A TIM e a Highline instalaram em Ouro Preto uma antena sustentável Biosite. O equipamento, desenvolvido e patenteado pela operadora, permite reforçar e expandir a cobertura de voz e dados no município histórico, sem impactar o meio ambiente urbano. Sua estrutura é simples, além de ser de fácil instalação. As antenas podem também ser utilizadas como mobiliário urbano, por exemplo, para instalação de iluminação pública e câmeras de segurança.

As torres têm aparência de um poste metálico que acomoda no seu interior equipamentos de telecomunicações 2G, 3G e 4G. Vale dizer aqui que, atualmente, a TIM está presente com a tecnologia de quarta geração móvel e 652 cidades mineiras e pretende chegar a 100% de cobertura LTE até 2023.

A TIM possui, no momento, 1,7 mil Biosites espalhadas pelo Brasil. A antena sustentável tem capacidade de tráfego similar ao de uma normal e pode ser implantada em qualquer região. A utilização deste formato, similar aos postes de iluminação existentes na cidade, evita a necessidade de gabinetes externos ou de uma estrutura auxiliar, permitindo um menor impacto visual em relação às torres tradicionais, preservando o patrimônio histórico de Ouro Preto sem agredir a paisagem.