Os rumores de que LG e Samsung trabalham no desenvolvimento de smartphones com telas flexíveis estão ganhando força na imprensa internacional.  A expectativa é de que os dois fabricantes apresentem primeiro modelos com telas curvadas, mas não exatamente flexíveis. Os rumores são de que as versões com displays curvados apareceriam ainda este ano, enquanto devices com telas efetivamente flexíveis ficariam para o ano que vem. Um dos primeiros modelos com tela curvada seria o G Flex, da LG, cujo lançamento mundial é esperado para novembro.

A tecnologia em si não é novidade: protótipos foram apresentados várias vezes em feiras de tecnologia ao longo dos últimos anos. O difícil era encontrar viabilidade comercial, o que parece acontecer agora, depois de muita pesquisa por parte das gigantes sul-coreanas. Em vez de vidro, as telas usam substratos de plástico e uma película protetora de filme atrás, o que confere flexibilidade e, ao mesmo tempo, torna a tela praticamente inquebrável.

Análise

As primeiras experiências com telas flexíveis serão feitas em smartphones, por se tratar de um segmento de grande escala e com consumidores ansiosos por inovações. Contudo, o maior potencial dessa tecnologia está em devices conectados para serem vestidos, como relógios, pulseiras, roupas etc. Este será provavelmente o passo seguinte para o mercado de telas flexíveis.