O market share do Android nas vendas de smartphones no Brasil vem crescendo continuamente e atingiu a marca de 91,4% entre junho e agosto deste ano, de acordo com o Kantar World Panel. É a maior marca registrada por um único sistema operacional em um período de três meses no Brasil desde que a Kantar começou esse monitoramento em 2012. E é também o maior percentual do Android dentre todos os mercados acompanhados pela Kantar, cuja lista inclui EUA, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Itália, China, Japão e Austrália. O segundo lugar em participação Android é a Espanha, com 89,5%. E aquele com a menor é a Austrália: 53,1%. Em todos eles, portanto, a plataforma do Google deteve mais de 50% das vendas no referido período.

Para efeito de comparação, na primeira edição dessa pesquisa, referente ao período entre novembro de 2011 e janeiro de 2012, a participação do Android era de apenas 38,8% nas vendas de smartphones no Brasil. Entre junho e agosto de 2012, subiu para 50,6%. Um ano depois, em 2013, chegou a 82,7%. E entre junho e agosto de 2014, 89,1%.

Concorrência

O iOS respondeu por 4% das vendas de smartphones no Brasil entre junho e agosto deste ano. O sistema da Apple perdeu 1,2 ponto percentual ao longo de um ano. O Windows, por sua vez, viu sua participação cair de 4,7% para 3,8%. O BlackBerry, que ainda tinha 0,8% de share um ano atrás, não vendeu nada entre junho e agosto deste ano (ou pelo menos não o suficiente para aparecer no levantamento da Kantar). E outros sistemas operacionais caíram de 1,5% para 1,1% de participação.

As explicações para o Android ter se distanciado ainda mais dos concorrentes são: a farta variedade de produtos com a plataforma do Google com preços acessíveis; a crise econômica, que afetou principalmente as vendas de produtos premium, onde a Apple se concentra; a reestruturação mundial da estratégia da Microsoft em handsets; a contínua perda de atratividade da BlackBerry e sistemas proprietários presentes em webphones.