A Samsung lançou nesta quarta-feira, 7, o phablet Galaxy Note 5 e o smartwatch Gear S2 para o mercado brasileiro. A apresentação acontece dois meses após o phablet ter sido apresentados em um evento na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, e um mês após o lançamento do relógio inteligente na IFA, principal feira de tecnologia da Europa que ocorreu em Berlim, na Alemanha.

Com tela de 5,7 polegadas, o Note 5 tornou-se o principal referencial de produtos móveis da Samsung no segundo semestre de 2016, ao lado do S6 edge+. O novo handset chega ao Brasil custando R$ 3.799 na versão de 32 GB de armazenamento com as cores dourada, preta e prata (essa última apenas nas lojas Samsung Store).

Destaca-se em suas especificações o processador octa-core Exynos (2,1 GHz quad e 1,5 GHz quad), 4 GB de RAM, bateria de 3.000 mAh, conexão 4G e Android Lollipop (5.1.1), além da câmera principal de 16 MP e a câmera de selfie de 5 MP.

Já o relógio inteligente chega ao Brasil em duas versões,um modelo Gear S2 mais esportivo por R$ 1.899 nas cores prata e cinza com pulseira de borracha; e outro rebuscado, o Gear S2 Classic, por R$ 2.099 com a cor preta e pulseira em couro legítimo.

Os dois smartwatches fazem parte da quinta geração de wearables da Samsung e são os primeiros da fabricante com tela redonda. Ambos possuem tela de 1,2 polegadas, processador dual core de 1.0 GHz, 4 GB de memória interna, 512 MB de RAM, certificado IP68 com resistência à água e poeira, sistema Tizen, bateria de 250 mAh e conexões Wi-Fi-, Bluetooth e NFC – a companhia preferiu não trazer com e-SIM neste primeiro momento.

Análise

Por conta da alta do dólar, o Gear S2 chega ao mercado brasileiro por um preço caro para o consumidor nacional e acima dos seus concorrentes diretos, que foram lançados antes, quando a moeda americana não estava tão valorizada. Por exemplo: a média do preço do LG G Watch R no varejo é R$ 400 a menos ante o Gear S2 esportivo, e o Moto 360 é R$ 900 mais barato em seu e-commerce. A tendência é que o Gear S2 se limite a um público de nicho, com alto poder aquisitivo e fã da Samsung.