O escritório das Nações Unidas, em Genebra, anunciou nesta quinta-feira, 7, a campanha AI for Road Safety, uma iniciativa que pretende usar inteligência artificial para reduzir pela metade a taxa anual de mortes nas estradas em todo o mundo, além de garantir o acesso a um transporte seguro e sustentável para todos até 2030. Trata-se de uma parceria entre a secretaria-geral da ONU para Segurança Viária e Tecnologia com a União Internacional de Telecomunicações (UIT). A ideia é fortalecer os esforços globais de IA nos setores público e privado para melhorar a segurança de todos os usuários das estradas.

De acordo com comunicado das Nações Unidas, os principais usos de IA nas estradas incluem a melhoria da coleta e análise de dados de acidentes, aprimoramento da infraestrutura rodoviária, aumento das respostas logo após desastres, e inovação nas estruturas regulatórias para transporte. A abordagem também engloba o uso ético de algoritmos.

“O número desproporcional de mortes nas estradas em países em desenvolvimento é mais um exemplo de por que os benefícios das novas tecnologias devem chegar a todos, em todos os lugares”, disse o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao.