A demanda por  smartphones continua em plena ebulição. Tanto que suas vendas no mundo atingiram volume de 118,1 milhões de unidades no terceiro trimestre deste ano, número 42,6% superior ante os 82,8 milhões de aparelhos comercializados no mesmo período de 2010, apontou a IDC.

Mesmo sendo uma expansão acelerada, o avanço do mercado no terceiro trimestre ficou aquém das expectativas inicias da consultoria, que previa uma alta de 66,7% para o período. O atraso no lançamento do novo iPhone foi o principal motivo para tal crescimento abaixo das estimativas, relatou.

No que tange a disputa pelo mercado, a IDC seguiu as outras consultorias e afirmou que a Samsung ultrapassou Nokia e Apple e fechou o período de julho a setembro como a líder em vendas de smartphones, respondendo por 20% do total.

A Apple ficou na segunda colocação, com participação de 14,5%, enquanto a Nokia, que já liderou o segmento, amargou apenas o terceiro lugar na corrida, despencando duas posições no ranking e fechando o período com market share de 14%.

A HTC, com representatividade de 10,8%, ficou com o quarto posto, ultrapassando a RIM – fabricante do BlackBerry –, que ficou com participação de 10%, e caiu da terceira para a quinta colocação.