A Alexa (Android, iOS), assistente virtual dos dispositivos Echo e Echo Show, completa quatro anos no Brasil – e nove anos no mundo. Para celebrar o aniversário nacional, a Amazon anunciou nesta terça-feira, 7, novos recursos para os brasileiros, como atualizações no app Alexa, rotinas ativadas por meio de dois gatilhos diferentes, criação de grupos de contatos favoritos e uma nova experiência com receitas.

Seguem as novidades:

Rotinas a partir de ativações múltiplas: os usuários da Alexa poderão ativar por meio de dois gatilhos uma única rotina. Agora, será possível usar a voz e agenda para, por exemplo, pedir para que a assistente virtual mostre os eventos do dia, ao dizer “Alexa, comece meu dia”. Ou, sempre às 7 horas, a Alexa informará a previsão do tempo e os compromissos que constam no calendário. Até o momento, era possível selecionar um único tipo de comando para determinar quando a série de ações seriam executadas. O design nas páginas de criação de rotinas no app também foi aprimorado.

Amazon Photos: aquelas pessoas que tiverem Echo Show poderão colocar fotos no dispositivo, transformando-o em um porta-retrato digital. É preciso baixar o app Amazon Photos (Android, iOS) e fazer o upload de imagens com até 5 GB e personalizar o Echo Show para mostrar memórias do dia. É possível adicionar um álbum personalizado ou pedir seleção automática das fotos.

Principais Conexões: é possível adicionar o widget Principais Conexões aos dispositivos Echo Show 8, 10 e 15 para acessar mais rapidamente os contatos favoritos do usuário e os dispositivos utilizados com mais frequência em casa. A chamada pode ser iniciada por um toque, por exemplo. Segundo a Amazon, a funcionalidade será estendida ao Echo Show 5 ainda este ano.

Nova experiência de receitas: será possível que clientes adicionem todos os ingredientes de uma receita à lista de compras e acompanhem o passo a passo do modo de preparo e será possível salvar as receitas favoritas. Ao todo são mais de 200 mil opções oferecidas pela Alexa.

Atualização do aplicativo Alexa: o app da assistente virtual passa por modificações em design, na tentativa de melhorar a experiência do usuário em segmentos como casa inteligente de modo que as funcionalidades sejam acionadas por um ou dois toques. As pessoas poderão customizar a tela inicial, escolhendo os dispositivos e ações que desejam ter acesso mais rápido.

Alexa no Brasil

Atualmente, a assistente virtual conta com 4 mil skills disponíveis no País. E, em casa inteligente, por exemplo, são mais de 800 dispositivos compatíveis com a Alexa de marcas variadas.

Ao todo, a Amazon trouxe para o País 14 dispositivos. São eles: Echo Pop, Echo Dot 5ª geração (com e sem relógio), Echo (4ª geração), Echo Studio, Echo Show 5 (2ª geração), Echo Show 5 (3ª geração), Echo Show 8 (2ª geração), Echo Show 10, Echo Show 15, Echo Buds, Fire TV Stick Lite, Fire TV Stick e o novo Fire TV Stick 4K.

Alexa também está disponível na Claro TV+ Box, no smartwatch i2GO Track GO, além das SmartTVs das marcas Samsung e LG, entre outros dispositivos.