| Publicada originalmente no Teletime | O mercado móvel sentiu uma leve aceleração no mês de setembro, com 589 mil novas ativações em todo o Brasil. O número é maior do que os 388 mil vistos em agosto. Dessa vez, a alta foi puxada pelas linhas de celular tradicionais, também chamadas de “padrão” – nomenclatura que exclui as tecnologias M2M e PoS.

De acordo com a Anatel, as operadoras ativaram 366 mil novas linhas de celular tradicionais em setembro. O resultado é mais de 10 vezes superior ao visto no mês de agosto, quando o setor teve acréscimo de apenas 32 mil assinantes no “padrão”.

No balanço com todas as categorias juntas (padrão, M2M e PoS), as operadoras de telecom somaram 252,9 milhões de acessos ativos em setembro – alta de 0,2%. Ou seja, é possível dizer que o terceiro trimestre de 2023 foi o que teve o melhor encerramento do ano até aqui. O primeiro trimestre terminou com 251,1 milhões de acessos totais, enquanto o segundo trimestre fechou com 251,5 milhões.

Pós-pago e pré-pago

A performance no pós-pago, o segmento móvel mais valioso para as operadoras, também foi positiva. Isso porque o segmento adicionou 734 mil novas linhas desse tipo — totalizando 103 milhões de acessos. Desde março os números de linhas celulares no pós não caíram nenhuma vez e falta pouco para que o setor chegue novamente ao mesmo patamar de outubro de 2022, quando tinha 104 milhões de clientes desse tipo.

Em setembro, a Claro foi a companhia que mais ganhou clientes no pós, com 495 mil novas adições. Em segundo lugar ficou a Vivo, seguida pela TIM – com 132 mil e 101 mil novos acessos, respectivamente.

Quando se considera pré e pós-pago juntos, Claro foi a única que ganhou clientes de celular em setembro: foram 511 mil a mais que em agosto. Já a TIM teve redução total de 129 mil acessos, seguida pela Vivo com 18 mil linhas a menos. Juntas, as três principais teles nacionais tiveram saldo negativo de 367 mil linhas pré-pagas.

5G cresceu 10%

De acordo com a Anatel, em setembro o Brasil fechou com 16 milhões de assinantes na nova tecnologia móvel, após a adição de mais de 1,5 milhão de linhas de celular à rede. Isso é um crescimento de 10% em relação ao período anterior. Para efeito de comparação, a alta do 5G em agosto foi de 15,3%.

A Vivo liderou a adição de novos clientes 5G: foram 510 mil a mais em setembro. Claro e TIM somaram, respectivamente, 502 mil e 443 mil novos acessos 5G. No quadro geral das operadoras, Claro e Vivo fecharam o mês com 6,1 milhões de linhas ativas cada na quinta geração móvel. Já a TIM encerrou o período com 3,7 milhões de clientes na nova tecnologia.

Internet das Coisas

As operadoras também reportam à Anatel os acessos de comunicação do tipo machine to machine (M2M) e terminais de ponto de serviço (também chamados de PoS, que estão em máquinas de cartão, por exemplo). Em setembro, o setor no Brasil ganhou 223 mil novas linhas desse tipo, totalizando 42 milhões.

A Vivo manteve a liderança do segmento com 15,6 milhões de acessos, mas adicionou apenas 48 mil novos chips M2M e PoS em setembro – o menor valor entre as três grandes operadoras. Já a Claro fechou o mesmo mês com 14 milhões (sendo 102 mil a mais do que em agosto) e a TIM, 4,9 milhões (+91 mil).

Dessa vez, a Algar perdeu acessos e encerrou setembro com 3,3 milhões de linhas IoT, contra as 3,4 milhões em agosto. Já a Datora teve um leve crescimento, se mantendo na casa dos 2,3 milhões de acessos. Essas empresas são relevantes dentro do mercado de Internet das Coisas.