No dia 1º de dezembro, o Táxi.Rio, aplicativo de viagens de táxi criado pela prefeitura do Rio de Janeiro, completou um mês e uma semana de uso. Hoje, 12 mil taxistas estão cadastrados no app – num universo de 37 mil que circulam pela cidade, entre proprietários e autorizados – e 40 mil usuários já fizeram seu download.

A proposta da prefeitura é concorrer com os outros aplicativos – como o da 99 e Easy –, mas sem cobrar taxas dos motoristas. Pelo menos por enquanto. Os apps privados cobram descontam pelo menos 15% sobre o valor de cada corrida.

O diferencial do Táxi.Rio é que quem dá o desconto é o taxista. Primeiro, o motorista escolhe o percentual que deseja oferecer em sua próxima corrida. Ele pode variar entre nenhum e 40%. Já do lado do passageiro, as opções de desconto são feitas de acordo com os percentuais oferecidos pelos taxistas que estão próximos a ele. Ao selecionar a opção desejada, o sistema faz o encontro entre oferta e demanda.

Em breve a IplanRio, empresa municipal de informática responsável pelo desenvolvimento do app, disponibilizará a cobrança in-app. Mas a data ainda não foi divulgada.