O ex-deputado federal Julio Semeghini (PSDB-SP) deve ser o futuro secretário executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações sob a gestão Marcos Pontes, a partir da posse do novo governo. As pastas de telecomunicações, radiodifusão e políticas digitais devem permanecer no MCTIC no novo governo, daí a relevância da indicação de Semeghini, que tem grande familiaridade com os temas. Nesta sexta-feira, 7, Semeghini participou de atividades com Pontes junto com a comunidade científica.

Semeghini foi deputado por quatro mandatos, de 1999 a 2014, quando presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara. Ao longo deste período, participou ativamente dos debates envolvendo a área de comunicações, especialmente telecomunicações, no Congresso. Mesmo depois, nas secretarias que ocupou no governo paulista, manteve próximo do setor de telecomunicações.

Ao longo de sua carreira, Semeghini também foi presidente da Softex e Prodesp, e recentemente ocupou as secretarias de Governo, Gestão Pública e de Planejamento do Estado de São Paulo e também secretário de Tecnologia e Serviços ao Cidadão da prefeitura paulistana. Recentemente, foi secretário de governo na prefeitura de São Paulo durante o primeiro ano da administração de João Doria.