Nubank

O Nubank (Android, iOS) lançou nesta segunda-feira, 8, o programa Nós Codamos, um evento virtual voltado para o recrutamento de pessoas negras que desejem fazer parte do quadro de engenharia de software da empresa.

O programa começará no dia 5 de março, e os inscritos participarão de uma imersão no universo de engenharia de software do Nubank, além de fazer um teste no final. Os aprovados passarão, então, para uma segunda fase em que farão uma nova avaliação técnica.

O evento é aberto para profissionais com todos os níveis de experiência em desenvolvimento de software. Os interessados podem se inscrever na página de carreiras do Nubank até o dia 12 de fevereiro.

Com a iniciativa, o banco digital tenta recompor o desgaste da marca a partir da entrevista de Cristina Junqueira, cofundadora da empresa, ao programa Roda Viva (TV Cultura), em outubro de 2020. Perguntada sobre a dificuldade em contratar minorias para cargos-chave no Nubank, Junqueira disse que “não dá para nivelar por baixo”.

De acordo com o comunicado divulgado à imprensa, em novembro de 2020, foi implementado um plano de ação com medidas internas e externas para combater o racismo estrutural no Brasil. O banco digital também desenvolveu uma série de mecanismos para a inclusão e retenção de talentos negros em todos os níveis hierárquicos da empresa. A iniciativa prevê: a criação de um centro de engenharia, design e experiência do cliente, o “NuLab”, em Salvador; um fundo de capital semente para investir em startups brasileiras fundadas ou lideradas por pessoas negras; cursos de formação educacional direcionado para negros e negras socialmente excluídos.

O banco digital é também conhecido por incentivar a inclusão de mulheres na programação. O Yes, she codes, teve duas edições, e sua última aconteceu em agosto de 2019.