A Distmo, empresa que coleta e analisa dados sobre aplicativos móveis no mundo inteiro, publicou nesta segunda-feira, 8, o ranking de março dos aplicativos mais baixados na App Store e na Google Play globalmente. Uma rápida avaliação dos títulos que figuram nas listas revela um pouco mais sobre o perfil dos usuários das plataformas iOS e Android.

No Android, apps básicos de comunicação figuram no top 5 de títulos gratuitos, como Facebook, Whatsapp, Skype e Facebook Messenger (nesta ordem). Isso é um indicador de como a plataforma do Google está crescendo junto a novos usuários de smartphones. Faz sentido, haja vista que o Android é cada vez mais adotado em smartphones de entrada, com preços abaixo de R$ 500, por fabricantes como Samsung, LG, Alcatel OneTouch e ZTE. Completa a lista em quinto lugar o jogo Temple Run  2.

Na App Store é diferente. Sua base de assinantes é mais madura: muitos tiveram versões anteriores do iPhone e/ou já têm o mesmo aparelho há mais tempo. Isso se reflete na lista de cinco apps gratuitos mais baixados em março: Candy Crush Saga, YouTube, 4 Pics 1 Word, Temple Run 2 e Google Maps (em ordem decrescente). A presença dos dois apps da Google tem uma explicação particular: a Apple retirou alguns meses atrás o YouTube da lista de apps pré-embarcados e trocou o Google Maps por uma solução própria de mapas. A presença de ambos nessa lista é a resposta dos consumidores.

Apps pagos

A Distmo também divulgou a lista dos apps pagos mais baixados em março no mundo em cada uma das lojas. Novamente é possível inferir algumas diferenças entre as duas plataformas. Na App Store, há quatro games no top 5: Temple Run: Oz; Mine Craft – Pocket Edition; Sonic Dash; e Toy Story: Smash it!. A única exceção é o WhatsApp, que, aliás, ocupa a primeira posição. Na Google Play, há apenas um jogo entre os cinco títulos pagos mais baixados: Mine Craft – Pocket Edition, na quarta colocação. Os outros quatro são utilitários diversos: Swiftkey Keyboard (app de digitação preditiva) vem em primeiro, seguido de Titanium Backup Pro Key (ferramenta de backup) e do Poweramp Full Version Unlocker (player de música). O quinto lugar ficou com Nova Launcher Prime (app de home screen, como o Facebook Home).

Receita

Por fim, o levantamento feito pela Distmo produziu também um ranking dos apps que mais geraram receita no mundo em março. Aí não tem mistério: o domínio é total dos games em ambas as plataformas, graças ao modelo "freemium", de vendas in-app, ou seja: a venda de itens virtuais dentro dos jogos. Na App Store, o ranking em ordem decrescente foi: Clash of Clans; Candy Crush Saga; Hay Day; Kingdoms of Camelot: Battle for the North; e Minecraft – Pocket Edition. Distmo destaca que, dessa lista, o Minecraft é o único cuja receita provém exclusivamente do download pago, sem vendas in-app.

Na Google Play, quatro dos cinco títulos que mais geraram receita são jogos voltados para o mercado asiático, puxados por vendas no Japão e na Coreia do Sul, principalmente. A única exceção é Candy Crush Saga, em quarto lugar. Isso demonstra a força do mercado asiático de games móveis, algo que não é novidade.  O campeão foi o jogo Puzzle & Dragons, que, segundo a Distmo, será exportado em breve para a Europa e para os EUA.

As tabelas completas dos rankings estão no site da Distmo.