O Ministério do Interior da França lançou um aplicativo oficial para alertar a população francesa e turistas estrangeiros sobre possíveis ataques terroristas ou catástrofes naturais no território francês, o SAIP (Android e iOS), nesta quarta-feira, 8. No anúncio, o governo francês deixa claro que o app foi criado em virtude dos recentes acontecimentos (ataques terroristas de novembro de 2015 e as enchentes da última semana) e terá como foco alertar à população durante a Euro 2016, principal torneio de futebol no continente.

Com versões em francês e inglês, o alerta do SAIP funciona quando o usuário entra ou está em uma zona de risco. O app dá dicas de como a pessoa deve agir em caso de emergência e permite avisar amigos e parentes pelas redes sociais.

Com o começo do campeonato na próxima sexta-feira, 10, as autoridades esperam que o SAIP (na tradução do francês – Sistema para Alertar e Informar a População) sirva não apenas para receber avisos, mas também para alertar as autoridades sobre possíveis atos terroristas, eventos fora do comum (acidente nuclear, biológico etc) ou casos que precisem de auxílio da defesa civil, enviando a sua localização para os órgãos competentes.

A iniciativa não é novidade no mundo mobile. O Uber utiliza o “Amber Alerts” que informa aos motoristas sobre crianças desaparecidas em sua região de trabalho. O Facebook, por sua vez, adicionou o “Botão de Segurança”, para o usuário avisar a família pela rede social que está seguro após um incidente de grandes proporções – a função foi amplamente usada durante o terremoto no Nepal em 2015 e nos atentados terroristas de novembro do ano passado.