O aplicativo de navegação na Internet para Android Opera Mini recebeu uma atualização nesta terça-feira, 8, com dois novos modos de compactação para acesso mais ágil a páginas da web. A companhia norueguesa tem como objetivo atingir 275 milhões de usuários com dispositivos Android até o fim de 2017 e mira o público de países em desenvolvimento.

No modo de ‘compactação alta’, os sites são comprimidos sem afetar sua exibição normal – sugerido para usuários em redes 3G ou Wi-Fi. A ‘compactação extrema’ é destinada aos usuários que estão em trânsito, redes lerdas ou com plano de dados em baixo uso. Neste caso, as páginas são bem mais reduzidas e sua acessibilidade comprometida.

Um dos exemplos citados pela empresa do app é o acesso ao Facebook. Enquanto no modo de compactação alta os usuários têm acesso aos vídeos e conteúdo da rede social, no formato extremo as imagens são diminuídas e a interface fica simples.

Entre outras novidades do novo Opera Mini para dispositivos Android estão: modo de navegação privada, interface nova para páginas salvas e marcadores, alternância entre guias reestruturadas, novas opções de personalização de layout, melhoria na visualização para smartphones de tela grande e tablets e contador de dados consumidos na rede móvel.

Opera Mini para Android