Para quem quiser acompanhar minuto a minuto e de qualquer canto do mundo a apuração dos votos do segundo turno das eleições deste ano, vale a pena baixar o app oficial da Justiça Eleitoral "Apuração 2014" (Android e iOS). Nele, é possível segmentar o acompanhamento por unidade da federação e por cargo (no caso do segundo turno, presidente e governador). É possível favoritar os candidatos que se deseja monitorar – funcionalidade que fez mais sentido no primeiro turno para cargos como deputados federal e estadual. Os resultados parciais chegam em tempo real, conforme são disponibilizados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além de indicar os votos para cada candidato, o app informa os números absolutos e percentuais de abstenções, assim como de votos em branco e nulos.

MOBILE TIME testou o aplicativo durante o último domingo, ao longo da apuração do primeiro turno. Assim, foi possível saber de vários resultados antes mesmo de serem exibidos na TV. Antes da conclusão da apuração, a lista de candidatos a deputado federal e estadual era organizada por ordem alfabética ou por quantidade parcial de votos. Uma vez concluída a apuração, a cabeça da lista passou a ser composta pelos candidatos eleitos, marcados com uma sombra avermelhada e uma etiqueta vermelha com a palavra "eleito", ao lado do seu número total e percentual de votos. Depois foram listados os não eleitos, em ordem decrescente de votos. Por conta do quociente eleitoral e do voto de legenda, há muitos casos de gente que ficou de fora mesmo tendo mais votos que outros que foram eleitos. A única informação que falta no app e que deve ser acrescentada para a próxima eleição é o número de votos nas legendas.

O layout é simples, elegante e intuitivo. E há um tutorial bastante didático quando se abre o app pela primeira vez.

Para quem quiser verificar os resultados do primeiro turno, os dados estarão disponíveis dentro do app até o dia 10 de outubro.

Link para download na Google Play
Link para download na App Store