Governador João Dório (PSDB-SP) durante o evento RetomaSP em São José dos Campos (Crédito: Imprensa Oficial)

O governo de São Paulo firmou parceria com Connected Smart Cities & Mobility, Parque Tecnológico de São José dos Campos e a SPIn para lançar o seu primeiro sandbox regulatório em cidades inteligentes. A ação foi apresentada pelo governo João Doria (PSDB-SP) nesta sexta-feira, 8, durante o evento RetomaSP em São José dos Campos, cidade a 100 km da capital.

Com o acordo, as cidades e empresas da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte de SP poderão testar aplicações de cidades inteligentes no Parque Tecnológico de São José dos Campos. Vale lembrar que o local é um dos test-beds de 5G no Brasil.

A criação sandbox estadual deve ter registro publicado nas próximas semanas no Diário Oficial do Estado. Por meio desta publicação e com base no quinto capítulo do Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo (Lei nº 182/2021), as empresas podem testar serviços e produtos sem amarras regulatórias.

A assinatura da parceria contou com representantes das empresas envolvidas, além da secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen, do secretário da Fazenda, Henrique Meirelles, e o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, além do prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth (PSDB-SP).

Além do sandbox, a administração estadual anunciou investimentos de R$ 28 milhões em programas sociais para ajudar as cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte de SP na retomada das atividades pós-pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov 2).