A Uze, empresa brasileira especializada na emissão de cartões private label para o varejo, está desenvolvendo uma solução de pagamento por reconhecimento facial. A tecnologia é fruto de uma parceria com o Instituto Euvaldo Lodi, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A solução já foi testada com sucesso em laboratório, com índice de acerto de 94%, e deve ser levada para testes de campo em alguns do varejistas clientes da Uze em 2022.

“Nossa empresa vai ter mais sucesso se levar ao varejista não apenas soluções de produtos financeiros, mas também alternativas de transformação e inovação que gerem valor ao clientes dele. Fico mais relevante para o varejista para seu cliente final quando desenho uma boa jornada”, comenta André Vilas, co-CEO da Uze, em conversa com Mobile Time. “Poderíamos ter contratado um fornecedor (para pagamento por reconhecimento facial). Mas sempre fui encantado pela possibilidade de trazer o conhecimento da academia para o negócio”, comenta o executivo sobre a parceria com a UFBA.

Há anos a Uze captura fotos dos consumidores que solicitam cartões de seus parceiros durante o processo de onboarding em apps para smartphone. Essa base de dados será utilizada para validar pagamento presenciais com o rosto, a partir da solução criada com a UFBA. O dispositivo a ser utilizado dentro das lojas para registrar uma imagem do consumidor varia dependendo do caso: no caixa, por exemplo, em razão do espaço, deve ser uma câmera, mas em um corredor específico em um mercado poderia ser um tablet. A verificação será feita pela processadora do pagamento atuante em cada loja. 

A Uze já emitiu 2 milhões de cartões private label, distribuídos por varejistas em 968 cidades, de 18 estados do Brasil. Entre seus clientes estão as redes Frangolândia e Pinheiro (Ceará); R Carvalho (Piauí); Multishow (Espírito Santo); Casa Avenida, Krill e Gricki (São Paulo); Big Master (Mato Grosso); e Rede Fort (Bahia).