A Comissão Externa que acompanha a Covid 19 no Congresso Nacional discutiu nesta terça-feira, dia 8, a tecnologia da informação e a segurança de dados no contexto da pandemia.

A reunião técnica, realizada por videoconferência, foi mediada pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP) e contou com a participação de parlamentares, representantes do Ministério da Saúde, do Idec, do Hospital Albert Einstein, entre outros.

A discussão levantou o caso recente de denúncias sobre falhas de segurança que deixaram vulneráveis dados de cerca de 16 milhões de brasileiros com diagnóstico suspeito ou confirmado de Covid-19. Duas plataformas do governo federal, usadas em uma parceria entre o Hospital Albert Einstein e o Ministério da Saúde, tiveram suas senhas vazadas. As informações pessoais contidas ali ficaram públicas durante quase um mês.

“O importante é estabelecer aqui de que modo o setor privado vai utilizar os dados pessoais do cidadão. Existe uma necessidade do Data SUS prestar esclarecimentos sobre os vazamentos destes dados e medidas penais cabíveis devem ser aplicadas”, afirmou Deborah Raymundo Mellecchi – conselheira do CNS (Conselho Nacional de Saúde).