A cozinha conectada não é mais coisa do futuro. No stand da LG na CES, feira que acontece esta semana em Las Vegas, é apresentada a nova família de eletrodomésticos de linha branca da empresa, composta por uma geladeira, um fogão, uma máquina de lavar roupas e uma secadora: todos controlados através de um app em smartphones e tablets Android.

Uma vez instalado o equipamento na cozinha ou na área de serviço, o emparelhamento com o smartphone é feito via NFC. A partir daí, os eletrodomésticos podem ser gerenciados por um app único chamado Smart Control, via Wi-Fi. Isso permite ligá-los ou desligá–los remotamente e alterar suas configurações.

A geladeira merece destaque por incluir um software de gerenciamento de alimentos. A partir de um display embutido e sensível ao toque, o consumidor informa cada produto que põe na geladeira, junto com sua data de validade. Depois disso, a geladeira alerta para o smartphone do usuário ou em seu display quando cada produto estiver perto do vencimento. Há ainda uma biblioteca de receitas, que podem ser pesquisadas de acordo com os ingredientes disponíveis.

Impressora portátil

Outro destaque da LG na CES é uma microimpressora de fotos portátil que se comunica com smartphones através de NFC ou Wi-Fi. Por meio de um app Android gratuito chamado LG Photo Book, o usuário escolhe a foto que quer imprimir e depois basta encostar seu telefone sobre a impressora. Leva-se aproximadamente 1 minuto para imprimir cada foto. O produto está à venda na Coreia do Sul e chegará nos EUA em fevereiro ao preço de US$ 149. O conjunto de 30 papéis de impressão custará US$ 50.

As fotos desses e de outros produtos encontrados na CES estão sendo publicadas na página de MOBILE TIME no Facebook.