A Nokia anunciou nesta quinta-feira, 9, o início da disponibilidade de atualização Lumia Black do Windows Phone 8 para os smartphones da linha da fabricante. O software traz melhorias, correções e novos recursos, que dependem do modelo do aparelho utilizado. A novidade está chegando, aos poucos, também aos brasileiros.

Isso porque, de acordo com o site da Nokia, na maioria dos modelos, a disponibilidade do Lumia Black está "esperando aprovação", o que significa que está em fase final de testes com a própria empresa, com o governo ou a operadora. Essa situação é momentânea: o upgrade para o Lumia 1020 desbloqueado já está disponível, enquanto o do Lumia 925 (desbloqueado e na versão da Claro) está com status "em breve", ou seja, aprovado e aguardando apenas checagem pré-liberação.

A atualização, feita em lotes, começa a ser liberada para os smartphones Lumia 1020 e Lumia 925 desbloqueados. A Nokia promete o Lumia Black para os demais modelos da linha "nas próximas semanas" durante o primeiro trimestre deste ano. É possível checar a disponibilidade neste link, mas o Windows Phone 8 traz uma notificação avisando sobre o update, que pode ser baixado e instalado no próprio dispositivo. Outra forma é visualizando no menu de Configurações do aparelho.

Novidades

O update traz benefícios para smartphones com Windows Phone 8 a partir do Lumia 520. Entre os recursos novos está a possibilidade de organizar a tela inicial com pastas de aplicativos, novo sistema Glance com notificações rápidas de redes sociais, compatibilidade com padrão Bluetooth LE; aplicativo Storyteller para organização de fotos e atualização do software de câmera. Segundo a Nokia, a atualização melhora a qualidade de fotos com novos algoritmos do aplicativo, "especialmente no Lumia 1020", para trazer imagens mais naturais e com redução de ruído.

Entre as melhorias no sistema estão a inclusão de um modo de direção segura, que elimina "distrações" para quando o motorista estiver dirigindo. Além disso, agora é possível atribuir ringtones personalizados para cada contato. Duas demandas antigas também foram atendidas: encerramento de aplicativos no modo de visualização multitarefa (na troca de apps) e bloqueio de orientação de tela.

Específico para dispositivos com 1 GB de RAM estão os recursos Refocus, para correção de foco de imagens; e Beamer, para compartilhamento de documentos e imagens via QR code para qualquer aparelho capaz de reproduzir conteúdo em HTML5. Exclusivo para o 1020 (já estava disponível para o Lumia 1520), agora o sistema traz suporte a fotos em formato DNG bruto. Isso significa acesso à informação visual pura e sem retoques, como de fotos profissionais.