A Mobint, agência de mobile marketing brasileira, descobriu um novo nicho de atuação: a adaptação de anúncios em HTML5 para serem veiculados dentro das versões para tablets de jornais e revistas nacionais. Muitos grupos de mídia impressa já oferecem assinatura de seus conteúdos para visualização em tablets mas não estão preparados tecnicamente para adaptar as propagandas enviadas por seus anunciantes e inseri-las dentro de seus apps nativos para iOS e Android. Um primeiro contrato foi fechado com um dos cinco maiores grupos de comunicação impressa do Brasil, cujo nome não pode ser divulgado. "Trata-se de um novo nicho a ser explorado, conforme mais editoras lancem apps para tablets", comenta José Renato Mannis, um dos sócios-diretores da Mobint. A empresa utiliza a plataforma de publicação digital Woodwing.

Essa adaptação de anúncios é apenas uma pequena parcela da atividade da companhia, que atua como uma agência de mobile marketing, geralmente contratada por agências tradicionais que precisam elaborar uma extensão móvel para suas campanhas. O executivo explica, contudo, que o papel da Mobint é maior que o de uma simples produtora. "Ajudamos na criação e no planejamento das campanhas, pois nem sempre a agência tradicional sabe exatamente o que deseja fazer em mobilidade", explica.

Segundo Mannis, 70% da produção da Mobint hoje são aplicativos móveis nativos. A maior parte da demanda é para iOS. "Recebemos cinco vezes mais pedidos para iOS do que para Android", comenta.

Consolidação

No ano passado, a Mobint faturou R$ 1,5 milhão. A previsão para 2012 é de alcançar entre R$ 3 e R$ 4 milhões. Comparada com outras agências de mobile marketing atuantes no Brasil, a empresa é relativamente pequena. "Houve uma consolidação precoce no mercado brasileiro. Hoje somos a maior agência independente de mobile marketing, com 100% de capital próprio. Todas as outras foram vendidas ou abandonaram o mercado", comenta Mannis.